Feliz Natal! + Ally tutos + O Natal pelo mundo

Oi, terráqueos! Hoje é um dia muito especial: O Natal! Feliz natal para todos e que você possam curtir este dia com suas respectivas famílias. Antes de qualquer coisa, eu quero avisar pra vocês que este post é programado, pois provavelmente quando vocês lerem eu estarei viajando. Eu preparei uma surpresa pra vocês: Uma extensão do blog, o Ally tutos! Só tem alguns tutoriais por enquanto mas é só vocês me pedirem qualquer tuto que eu adiciono lá quando puder. Clique aqui para visitar.
Hoje, em clima natalino, vim mostrar para vocês o Natal em diversos lugares do mundo. É cada tradição bizarra... Vamos ver?


Itália

Na terra da pizza, Papai Noel tem uma rival de peso. É a Befana, uma velha com cara de bruxa, que visita as casas no dia 5 de janeiro, deixando doces para as boas crianças e um carvão para as más. Sua generosidade seria fruto de arrependimento: ela teria negado abrigo e comida aos Reis Magos, quando eles seguiam para visitar Jesus, e agora tentaria reparar o mal que fez.

França

Os franceses têm uma tradição natalina meio esquisita, mas edificante. É que, no dia 25 de dezembro, muita gente pratica a chamada reconciliação do Natal: a pessoa vai até a casa de um inimigo para fazer as pazes com ele. Deve ser bem chato passar a ceia de Natal com um desafeto, mas que é uma bela atitude, isso ninguém pode negar.

Áustria

Natal é sinônimo de festa e presentes? Pois, na Áustria, o buraco é mais embaixo. Conhecidos por sua sisudez, no dia 5 de dezembro, os austríacos celebram a existência do Krampus, espécie de demônio que puniria as crianças más. Na data, as pessoas saem às ruas fantasiadas como o tal capeta, batendo umas nas outras com uma vara, a arma do bicho.

Holanda

Na Holanda, rola uma tradição polêmica: a festa do Zwarte Piet ("Pedro Preto", em português). Ele seria o ajudante negro do Papai Noel, sendo representado por pessoas com a cara pintada de preto, lábios de vermelho e peruca black power, que desfilam no dia 5 de dezembro. O costume é acusado de ter caráter essencialmente racista.

Catalunha (Espanha)
Em algumas cidades da Catalunha, persiste uma das mais esquisitas tradições natalinas do planeta, o Caga Tió ("Tronco Cagão", em uma tradução aproximada). Modo de usar: pega-se um tronco oco e enche-se de doces durante todo o mês de dezembro; no dia 25, o tronco deve ser espancado com pedaços de pau, para que ele devolva o que "comeu".

País de Gales
Antes de o cristianismo se difundir pela Europa, em dezembro rolavam festas pagãs para celebrar o inverno. Uma delas, viva até hoje, é a da Mari Lwyd, que ocorre no último dia do ano em certos locais do País de Gales. As pessoas saem pelas ruas carregando a tal Mari, um boneco com a caveira de uma égua como cabeça, e tentam invadir casas e pubs.

Letônia
Neste país dos Bálcãs, Papai Noel e as renas trabalham duro em dezembro. A tradição por lá manda que o Bom Velhinho traga presentes para crianças durante 12 dias seguidos! Mas o jingle bells na Letônia é famoso mesmo por outra razão: é de lá o primeiro registro sobre a montagem de uma árvore de Natal, que rolou na praça de Riva, capital do país, em 1510.

Estados Unidos
No cinema, a festa de Natal americana sempre tem presentes, um pinheiro decorado e, claro, uma lareira acesa. Só que milhões de lares no país não possuem um fogo amigo na sala. Por isso, uma emissora de TV criou um solução televisiva: uma transmissão de 24 horas, sem parar, de uma lareira queimando! A fogueirinha bizarra já rola há mais de 40 anos.

É cada tradição, não? Enfim, por hoje é só queridos. Beijos e até o próximo post. Feliz Natal!

8 comentários:

  1. Os país de gales são os mais estranhos. Normal invadir os locais com cabeça de égua no natal... e porque Zwarte Piet é algo racista? Afinal, ao que dizem que os Zwarte Piet foram ajudantes de papai noel quando o local ainda era um império com maior concentração de escravos. Mas gente, isso foi a 150 anos atrás! Os tempos mudaram, talvez eles nem tenham uma mentalidade racista. É apenas uma comemoração, não vão tirar uma celebração de anos, né?! ¬¬
    Feliz natal a você, e que sua viajem (se estiver viajando) seja repleta de maravilhas♥>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci até de citar: " natal brasileiro, só no churrasquinho na laje com a família, ou é levado para casa de parentes acompanhando o especial natalino na globo kk"

      Excluir
  2. Que fotos lindas!
    Com certeza eu iria amar passar o Natal em algum lugar desses.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ally. O natal é uma das minhas épocas favoritas e com certeza todo mundo gosta. O natal pelo muito é bem diferenciado, mas tenho certeza que todo mundo comemora do mesmo jeito lindo. Beijos!

    http://nevasca-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal saber como o Natal é comemorado em diversos países, amei o post!
    Ah, Feliz Ano Novo. Muito sucesso em 2016 ♥

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente, quanta lindeza essas fotos! Amei ver como o Natal é comemorado ao redor do mundo! É lindo e incrível!
    Feliz 2016! Tudo de bom para você!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Cada foto...uma mais linda que a outra! E é cada natal meio bizarrinho, não sei qual é pior kkkkk'. Adorei a ideia da lareira, vou fazer isso aqui no meu notebook mesmo, deve ter aluma lareira no youtube, vou procurar kkkkk'. Enfim, eu nunca sei qual é o post mais recente desse blog, espero estar comentando no mais atual ):
    Feliz 2016 pra você! <3
    rawr-it.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Natal é uma época linda né? *-----*, apesar de não curtir tanto o final de ano, por causa das emoções misturadas, continuo achando lindo, tudo enfeitado, ah, não sei explicar, dá uma sensação boa!
    Amei seu post e amei conhecer um pouquinho do natal em cada lugar fora daqui!
    Beijos
    Feliz 2016!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd